domingo, 31 de janeiro de 2016

Pintura em tecidos

AUMENTANDO A VIBRAÇÃO
Na pintura podemos intensificar os contrastes e ressaltar a luz intensificando as sombras e
dessa interação obtermos efeitos muito mais interessantes.
Observe a figura abaixo em que peguei o ESTUDO DE VENEZA anterior e intensifiquei as
sombras e o contraste e observe como a pintura ganhou em vibração.
Escurecendo a esquerda o edifício terá muito mais luz, a sensação será reforçada com luzes
nos ombros das figuras e sobre os barcos.
Aqui conseguimos criar vibração, mistério, tornando o trabalho muito mais intenso e
interessante. pintura em tercido

COMPARE: curso de pintura
ESPATULADO hidrografica
A pintura com espátula envolve conceitos específicos muitas vezes diferentes da pintura a
óleo ou aquarela. pintura de tecido passo a passo
Nesta técnica em algumas ocasiões pintamos do escuro para o claro, assim um fundo preto
muitas vezes serve de base na pintura de um casario ou uma favela, onde as camadas
coloridas, em sequência vem em cima da base preta até que se chegue a luz.
Na figura acima um conjunto de espátulas de aço, que devem ser em diversos formatos para
cortes, arestas, espatuladas longas e pequenas. Cada artista vai desenvolver sua técnica e
estilo próprio e o manejo da espátula requer apenas a prática constante. No geral trabalhe
sobre tela pois a elasticidade da espátula no pano esticado, flexível que proporciona melhores
efeitos nesta técnica do que em uma superfície dura. pintura em tecido para iniciante
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Neste exemplo misturo duas técnicas: pintura em tecidos para iniciantes passo a passo
A base foi pintada de forma tradicional a pincel e a finalização foi feita com espátula.]
As pedras no primeiro plano foram trabalhadas do escuro para para o claro, assim primeiro
fiz a base escura e vim clareando de baixo para cima até os pontos de luz
O mar foi ligeiramente espatulado apenas nas ondas, ganhando força e vibração.
O céu recebeu espatulado mais concentrado a direita e nos pontos de luz. Um detalhe
importante é que não podemos sobrecarregar o fundo, pois perder-se ia a noção de
profundidade. Assim sempre tome o cuidado de ser resumido e rápido nos planos de fundo
MAR ESPATULADO

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Utilizando a técnica espatulada, agora de uma forma quase integral fiz uma marinha com
rochas e um por do sol muito forte e vibrante.
Neste exemplo apenas o fundo do céu foi pintado a pincel. Todo o resto do trabalho foi feito
com espátula sendo que o primeiro plano recebeu espatulado mais intenso com maior
espessura e carga de tinta.
Pintar marinhas com espátula é uma ótima forma de aprendizado pois os detalhes são
poucos e a dificuldade pequena pois o motivo favorece o desenvolvimento.
ESTUDOS EM PEN-TABLETS

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